quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Os 10 animais mais mortais do Planeta

Deve ter passado milhares de felinos gigantescos, monstruosas criaturas marinhas e répteis assassinos pela sua cabeça.
Mas através de dados listaremos abaixo os maiores responsáveis por mortes todo ano.
Quem será o maior assassino do mundo animal?
Vamos lá!


10°  Ursos: 5-10 mortes por ano

Muitos de nós tivemos ursos de pelúcia quando crianças. Com aparência inofensiva, os ursos da vida real são tão fortes e rápidos, que conseguem facilmente acabar com uma presa.
É bom saber que eles só atacam os seres humanos quando sentem-se ameaçados, quando tem seu território invadido ou quando aproximamos demais de um de seus filhotes.
Se por acaso você encontrar com um urso furioso, recue devagar sem lhe dar as costas, em caso de ataque mantenha calma, respire lentamente e se finja de morto escondendo as extremidades (braços, mãos e dedos)

 


9° Tubarões: Cerca de 100 mortes por ano

Ao contrário dos ursos, os tubarões têm uma sólida reputação como assassinos, muito graças ao filme "Tubarão". Esta não chega a ser uma reputação totalmente injusta porém não é totalmente digna. O Tubarão Tigre e o grande Tubarão Branco são conhecidos por serem assassinos das águas. Há um número elevado de ataques de tubarão pelo mundo, mas mortes reais são muito baixas. Além da maioria dos tubarões fugirem da presença de humanos. Em caso de presença de tubarões na água, evite mover muito a água, não se debata e nade lentamente, não chame a atenção dele com barulhos e gritos. Tubarões não enxergam muito bem, mas tem um faro apuradíssimo para sangue e uma capacidade de captar vibrações na água que é incrível. Geralmente atacam surfistas por imaginar ser uma tartaruga ao ver a sombra da prancha com membros nadando.



8. Medusas: Cerca de 100 mortes por ano

Estas criaturas fascinantes e belas podem ser bastante prejudiciais para suas vítimas. Seus tentáculos podem paralisar um ser humano e provocar um ataque cardíaco.Uma delas chamada, "Box Jellyfish" é uma das criaturas mais venenosas do oceano e sua "picada" pode matar um humano em poucos minutos. Se você for "picado", uma dica é sair da água calmamente, não se debata pois pode ser atacado mais vezes e não tente retirar os tentáculos com as mãos. Jamais use Álcool ou bebidas e perfumes no local, e o mais importante NUNCA esfregue. Use Vinagre ou bicarbonato de Sódio e após a retirada dos tentáculos faça compressa gelada.



7° Hipopotamo: 100 – 150 mortes por ano

Os hipopótamos são animais altamente agressivos e territoriais mas que muitas vezes, são encarados como dóceis banhistas preguiçosos. Apesar do seu tamanho, os hipopótamos são corredores incrivelmente rápidos, podendo facilmente ultrapassar um humano numa corrida. Jamais se aproxime deles, principalmente se houver filhotes na área. Tal como os ursos, os hipopótamos não reagem bem ao serem surpreendidos, portanto, fazer barulho para alertá-los sobre sua presença é uma saída inteligente. Se ele souber que há algo ali ele foge, mas se você aparecer na frente dele do nada o ataque será iminente. não há um padrão para se escapar de um ataque de hipopótamo, apenas correr em zigue-zague e buscar o mais rápido possível um ponto alto para se escalar no qual ele não consiga subir. O hipopótamo tem uma mandíbula capaz de se abrir em 180 graus, com capacidade para esmagar uma melancia facilmente.



6° Elefantes: 300 – 350 mortes por ano

Apesar de muitas pessoas associarem todos os elefantes com aqueles amigáveis elefantes que encontramos em zoológicos, essas criaturas muitas vezes atacam sem aviso e são conhecidos por matar guardas florestais. Seu tamanho, combinado com seu enorme peso e presas afiadas torna-o quase imbatível. O melhor é evitar encontros com eles. Em trilhas o melhor a se fazer é ser bem barulhento para avisá-los que você está ali, não gostam de serem surpreendidos. Elefantes são excelentes corredores apesar de seu tamanho e peso, são conhecidos por atacarem sem prévio aviso pisoteando e atropelando o que tiver pela frente. Em caso de ataque evite ficar frente a frente com ele, corra em zigue-zague, evite a aproximação das presas e tromba e procure uma árvore alta para subir.



5. Crocodilos: 600 – 800 mortes por ano

Não é nenhuma surpresa que os crocodilos tenham sobrevivido na Terra por tanto tempo, eles tem cerca de 200 milhões de anos de especialização. Os crocodilos são predadores espertos e experientes. Eles precisam de uma unica refeição para manter suas fontes de energia por um bom tempo. Isto significa que eles têm tempo para esperar e planejar seu próximo ataque. São rápidos em terra e na água ainda mais, evite se aproximar deles, ande no mínimo a 10 metros de onde estiverem. Crocodilos tem uma mandíbula extremamente poderosa, quando se fecham dificilmente abrem contra vontade, mas estranhamente não tem a mesma força para a abrir, você pode mantê-los de boca fechada facilmente com um cadarço de tênis ou até mesmo com as mãos. Os crocodilos e jacarés em geral tem dois modos de ataque, ou ele morde e gira o corpo na água para arrancar a parte mordida fora ou ele nada para o fundo da água para matar a sua presa por afogamento. Em todo caso tente girar junto com ele e soque as narinas e olhos.



4° Felinos selvagens: cerca de 800 mortes por ano

Finalmente eles chegaram na nossa lista, leões, tigres, linces, leopardos, jaguares e gatos compõem essa categoria. Eles são incrivelmente rápidos, astutos e possuem musculatura para abater sua presa com facilidade. Os grandes felinos continuam a perder seu habitat e aumentar o número de ataques a seres humanos. Os leões da montanha, que vivem nos parques norte americanos, são responsáveis por 5 a 7 mortes por ano. Em caso de encontro, evite correr e movimentos bruscos, não encare o animal nos olhos e tente ficar com o vento contra a direção deles, pois como todo felino, tem olfato extremamente sensível. Não se aproxime de filhotes nem de áreas descampadas. Em caso de ataque, golpeie olhos e nariz e corra para a água, mesmo alguns deles (leopardos e tigres) sendo exímios nadadores os humano tem uma pequena vantagem sobre alguns outros que evitam água (leões, gatos e linces).



3° Escorpiões: 800 – 2000 mortes por ano

A medalha de Bronze de maior assassino da natureza vai para estas pequenas criaturas que têm uma picada responsável por grande número de mortes, principalmente porque tendem a ser encontrados em lugares isolados. Apesar de terem uma estrutura menor do que a maioria dos predadores listados aqui, o escorpião intimida ao olhar. Embora existam cerca de 1500 espécies de escorpião pelo mundo, apenas cerca de 150 deles são considerados perigosos. Em caso de ataque mantenha a vítima calma, não esprema nem sugue o local da picada, lave o local com água corrente e sabão, procure o serviço de emergência, se houver como, leve o escorpião (vivo ou morto) ao serviço de atendimento de emergência (assim será mais fácil descobrir qual soro adequado para tratar a vítima)



2. Cobras e Serpentes: 50.000 – 125.000 mortes por ano

A medalha de Prata vai para elas, as temidas serpentes mortais ocorrem na África, Ásia e Américas. Reconhecidamente, existem mais de 450 espécies que são venenosas. Algumas são muito bonitas e fascinantes apenas para observar, no entanto, a maioria das pessoas que sofreram ataques afirmam que se aproximaram demais para observar melhor ou tentaram capturar. Serpentes que sentem-se ameaçadas certamente atacarão. Existem cobras com a capacidade de cuspir veneno nos olhos da vítima e algumas serpentes podem se enrolar e esmagar a vítima matando-a por asfixia. Em caso de encontro jamais tente manuseá-la ou capturá-la, nunca a encurrale em um canto, sempre dê um espaço para ela fugir. A posição de ataque da maioria das serpentes é em "S", se ela estiver parada nessa posição, com a boca aberta ou emitindo algum som ela está pronta para o ataque. Não se aproxime nunca de uma serpente. Em caso de ataque, mantenha a vítima calma, lave o local com água corrente, não dê nenhum remédio ou passe nada no local da picada, chame a emergência. Se houver a possibilidade de levar a serpente viva ou morta é melhor para saberem qual soro usar. Mas o mais indicado é evitar novo contato para não ter mais vítimas, a simples descrição detalhada do animal já resolve na maioria dos casos.



E finalmente temos o nosso campeão, o medalhista de ouro do quesito assassinato são os?...

MOSQUITOS: 2 – 3 milhões de mortes por ano

Pois é amigo leitor deste humilde Blog, estas pragas minúsculas não são apenas irritantes, mas são extremamente eficientes na propagação de doenças. Malária, febre amarela, Chagas, dengue, vírus do Nilo Ocidental são apenas alguns dos males propagados pelos mosquitos. Infelizmente, por conta do seu tamanho, o ataque é imperceptível. Geralmente para nos protegermos podemos usar roupas longas e repelentes, além de venenos inseticidas aerossóis. Evite deixar água parada nas proximidades da sua residência pois é onde eles se proliferam. Em caso de sintoma de alguma dessas doenças procure imediatamente um Pronto-Socorro.




Espero que todos tenham gostado e que tenha sido informativo para o leitor.
Agora gostaria de falar sobre uma novidade do Blog, agora temos uma página no Facebook para todos terem por onde acompanhar as postagens com mais frequência e comodidade.
É só Clicar no Link abaixo e curtir a página e fique por dentro de todas as postagens e informações do Blog Incrível Terra:

Clique e curta: Incrível Terra no Facebook


2 comentários:

  1. Muito bacana, quem diria que o Mosquito seria o campeão!
    Abraços,
    Marie Jo

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela matéria!Bem detalhada e com dicas importantes

    ResponderExcluir