A Traça Lua Indiana ou Mariposa Luna Indiana (Actias selene) é uma espécie de Saturniidae da Ásia. (Os Saturniidae, vulgarmente conhecidos como saturniids, é onde estão classificadas as mariposas . Eles formam uma família de Lepidoptera , com cerca de 2.300 espécies descritas em todo o mundo, os lepidópteros (Lepidoptera) são uma ordem de insetos muito diversificada que inclui as borboletas e um grupo chamado de traças em Portugal ou mariposas no Brasil (Saturniidae). O grupo inclui insetos com dois pares de asas membranosas cobertas de escamas e peças bucais adaptadas a sucção)
Esta espécie é popular entre os amadores entomologistas (estudiosos de insetos) e são muitas vezes criadas a partir de ovos ou casulos que estão disponíveis a partir de fontes comerciais. Elas também são conhecidas para voar principalmente à noite.
Distribuição
Esta mariposa é bastante difundida, encontrada a partir da Índia para o Japão e depois para o sul no Nepal , Ceilão , Bornéu , e outras ilhas no leste da Ásia . Muitas subespécie são encontradas no Paquistão , Afeganistão , nas Filipinas , Rússia , China , Java , Sri Lanka , Sumatra e Bornéu .
Ciclo de Vida
Os ovos são 2 milímetros, de cor branca com manchas pretas e marrons extensa (Imagem 1). A incubação dura cerca de 12 dias e as larvas recém-nascidos são vermelhas com uma sela preta abdominal (Imagem 2).Larvas de 2° estágio são vermelho com cabeças pretas. E no 3 estágio as larvas assumem uma cor verde (Imagem 3, fase 2 em primeiro plano com a 3 de fundo). As larvas em 4 estágio de desenvolvimento preferem condições úmidas (Imagem 4). Quando desenvolvem as primeiras peças bucais para se alimentarem de folhas alcançam o 5° estágio (Imagem 5) e se preparam para fazer a sua fase de casulo, elas se tornam esbranquiçadas essa é a fase pré-crisálida (Imagem 6)
(1) - Ovos
(2)- Ovos e Fase 1
(3) - Fase 2 Em primeiro plano e Fase 3 de fundo
(4) - Fase 4, semelhante a fase 3 porém maior.
(5) - Fase 5 com as peças bucais
(6) Fase pré-pupa, ou pré-crisálida.
Casulo marrom pálido e oval
Pupa, Crisálida ou Casulo. Cortado para ilustrar o interior.
Fase adulta
O olfato está normalmente associado às antenas, situadas próximo dos olhos, no entanto, podem também detectar odores através de outras partes do corpo. Estas servem, principalmente, para detectar a companheira para acasalar. os machos conseguem identificar com as suas antenas o odor das fêmeas a distâncias superiores a 10 quilômetros. As fêmeas apresentam antenas mais simples do que os machos. A armadura bucal dos adultos exibe atrofia das mandíbulas e a transformação das maxilas num aparelho sugador chamado probóscis (ou tromba), através do qual o inseto suga o néctar das flores e outros líquidos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário