sábado, 23 de março de 2013

Phycodurus eques, o Dragão Marinho australiano

O Dragão-Marinho-Folhado ou Dragão-Marinho-de-Folhas (Phycodurus eques), é da família Syngnathidae, que inclui também os Cavalos-Marinhos (Hippocampus spp.).
É o único membro do gênero Phycodurus e é encontrado ao longo das costas sul e oeste da Austrália. Acreditava-se que os indivíduos eram encontrados em uma área muito restrita da costa australiana, no entanto, pesquisas revelaram que eles são capazes de viajar várias centenas de metros de seus locais habituais, retornando para o mesmo local usando um forte senso de direção





O nome é derivado da aparência, com longas folhas como saliências que recobrem todo o corpo. Estas saliências não são utilizadas para fornecer propulsão. Os lobos de pele que crescem no Dragão-Marinho-Folhoso fornece apenas camuflagem, dando-lhe a aparência de algas. Ele é capaz de manter a ilusão ao nadar, parecendo mover através da água como um pedaço de algas flutuantes. Ele também pode mudar de cor para se misturar, mas essa capacidade depende da dieta, idade, localização e nível de estresse. O Dragão-Marinho-Folhado impulsiona-se por meio de uma barbatana peitoral no cume de seu pescoço e uma nadadeira dorsal em suas costas mais perto do fim da cauda.




Alimenta-se de pequenos moluscos, vermes, crustáceos e plâncton, que são sugados através do seu focinho tubular. Como não tem o costume de ir atrás do alimento, ele come o que estiver a passar por ele. A reprodução dos Dragões-Marinhos-Folhados ocorre na primavera. Tal como acontece com cavalos-marinhos, o macho cuida dos ovos. A fêmea produz até 250 ovos brilhantes cor de rosa, e os deposita na cauda do macho através de um longo tubo. É preciso um total de nove semanas para os ovos começarem a eclodir, dependendo das condições da água. Os ovos se tornam roxos ou laranjas ao longo deste período, são bombeados pelo macho até a cauda, onde os filhotes são liberados, um processo que leva de 24 a 48 horas para se completar. O macho ajuda na liberação dos ovos sacudindo a cauda, ​​e esfregando-o contra algas e pedras. Uma vez eclodido, o filhote já é completamente independente. Apenas cerca de 5% dos ovos eclodem, e uma pequena parcela dos filhotes chegam a fase adulta. Dragões-Marinhos-Folhosos levam cerca de 28 meses para atingir a maturidade sexual.




Dragões-Marinhos-Folhosos são sujeitos a muitas ameaças, naturais e humanas. As maiores ameaças são a pesca clandestina, a poluição e o escoamento industrial, bem como a captura por mergulhadores fascinados por sua aparência única. Em resposta a estes perigos que eles foram oficialmente protegidos pelo governo australiano. Eles são vulneráveis ​​a mudanças bruscas na água, extremamente frágeis e são nadadores lentos, o que reduz a sua chance de escapar de um predador. São muitas vezes encontrados nas praias depois de tempestades, ao contrário de seu parente cavalo-marinho, eles não possuem a habilidade de enrolar a cauda e se prender para ficar seguro das correntezas e ondas. São utilizados na medicina popular alternativa e em rituais indígenas tradicionais.




Devido a ser protegido por lei, obter um exemplar muitas vezes é um processo caro e difícil, pois eles devem ser do estoque produzido em cativeiro e os exportadores têm de provar a origem dos reprodutores.
São difíceis de manter em aquários, o sucesso em mantê-los tem sido limitado ao setor de aquários públicos, devido ao financiamento e conhecimentos que não estariam disponíveis para o aquarista comum. Tentativas de criar o Dragão-Marinho-Folhado em cativeiro têm sido até agora mal sucedidas. Existe uma lei com um nível muito específico de proteção no âmbito da legislação da pesca federal na maioria dos estados australianos. O Dragão-Marinho-Folhoso é o emblema marinha oficial do estado de South Australia. Ele também é o logotipo da Sociedade Vida Marinha da Austrália do Sul Inc. Ele se encontra na Lista Vermelha da IUCN de espécies ameaçadas como uma espécie a beira da ameaça de extinção. 
São o símbolo da luta pela preservação marinha na Austrália. 


Um comentário: