quarta-feira, 20 de março de 2013

Haliaeetus leucocephalus, a ave símbolo de uma nação

A águia-de-cabeça-branca, águia-americana ou pigargo-americano (Haliaeetus leucocephalus) é uma águia nativa da América do Norte.
Vive principalmente perto do mar, de rios e lagos, desde o Alasca e a parte ártica do Canadá até o golfo do México.
Alimenta-se de peixes, que retira da água com suas garras afiadas. Como outras aves de rapina, possui um bico Grande, curvo e afiado (geralmente amarelo), que serve para dilacerar sua comida.




A águia-americana adulta é facilmente reconhecida pela cabeça, pescoço e cauda brancos. As águias mais novas têm a cabeça e a cauda marrons ou castanhos. A plumagem branca só aparece quando a águia tem mais ou menos cinco anos de idade. Seu comprimento está em torno de 1,1 m e a envergadura varia entre 1,9 m a 2,50 m. Suas asas são quadrangulares, com as extremidades penteoladas. Seu pio é cacarejado, chiado e áspero.




Ela constrói seu ninho na copa de árvores, utilizando galhos, gravetos e grama seca. A cada ano que passa a águia vai aumentando o seu ninho. Em uma ninhada ocorre 2 ovos e a incubação dura um mês e meio. Desses dois ovos, apenas um dos filhotes sobrevive, pois os pais acabam por alimentar o filhote mais velho; uma vez que a eclosão de um ovo para o outro possui uma diferença de tempo de aproximadamente de Três dias à uma semana. Elas formam casais permanentes e quando os filhotes conseguem voar e caçar sozinhos, são expulsos do ninho pelos pais que lhes negam alimento.




É frequentemente vista em fotos com a bandeira dos Estados Unidos da América, país do qual é considerada um símbolo.





Nenhum comentário:

Postar um comentário