sábado, 16 de março de 2013

Eucalyptus deglupta, a árvore arco-íris

Estranhamente essa é a primeira postagem do Blog que não é animal, mas mereceu um estudo superficial assim que descobri a existência da espécie. Espero que gostem! :)

A Eucalyptus deglupta é uma árvore alta, vulgarmente conhecida como a "Eucalipto Arco-Íris", "Goma Mindanao", ou "Goma de Arco-Íris". É a única espécie de eucalipto encontrada naturalmente no Hemisfério Norte . Sua distribuição natural abrange Nova Bretanha , Nova Guiné , Ceram , Sulawesi e Mindanao .


                             


A casca multi-colorida única é a característica mais marcante da árvore. As cascas do tronco e galhos são eliminadas anualmente em diferentes momentos, mostrando uma casca verde brilhante interior. E devido a isso, com o tempo e com a exposição ao sol e ao oxigênio direto o tronco escurece e amadurece para dar tons azuis, roxos, avermelhados, amarelados, laranjas e marrons.





Nos dias de hoje essa árvore é amplamente cultivada em todo o mundo em plantações de árvores para celulose utilizada na fabricação de papel. É a espécie dominante usada nas plantações de madeira para celulose no Filipinas .




A Eucalyptus deglupta é cultivada como árvore ornamental , para o plantio em regiões tropicais e de clima subtropical em jardins e parques.

As vistosas listras multi-coloridas que cobrem o tronco são um distinto elemento paisagístico.


                     


Nenhum comentário:

Postar um comentário