domingo, 6 de janeiro de 2013

Amphiprion ocellaris, o peixe que conquistou as crianças

Amphiprion ocellaris é o nome científico do popularmente conhecido Peixe-palhaço, ou peixe-das-anêmonas, as espécies assim designadas são nativas de uma vasta região compreendida em águas tépidas do Pacífico, coexistindo algumas espécies em algumas dessas regiões. São famosos devido à cooperação que estabelecem com as anêmonas-do-mar ou, em alguns casos, com corais. As anêmonas providenciam-lhes abrigo, apesar dos tentáculos urticantes a que são imunes, devido à camada de muco que os reveste. O peixe-palhaço esconde-se dos predadores nas anêmonas.



Na base das mesmas, botam seus ovos, assegurando a proteção de sua prole. Em retorno, os restos do alimento do peixe-palhaço são utilizados pela anêmona. Uma associação que beneficia os dois parceiros.

Em geral, em cada anêmona existe um "harém" que consiste em uma fêmea grande, um macho menor e outros machos não reprodutivos ainda menores. No caso de a fêmea morrer ou ser retirada da anêmona acontece um fenômeno muito inusitado, mas muito comum entre peixes, o macho muda sexo se tornando fêmea, e o macho não reprodutivo maior torna-se reprodutivo, mantendo assim a continuidade da espécie naquela anêmona.



Peixes muito apreciados por aquaristas do mundo todo pelo seu belo colorido e pela forma como interagem com a anêmona que também costuma ter um colorido variado e chamativo. Costuma não ser indicado para aquaristas iniciantes pois além de necessitar de muito cuidado e de serem muito sensíveis a mudanças na água, ele é estritamente de água salgada, e necessitam obviamente de uma anêmona saudável e em equilíbrio no aquário. São bem pequenos então na ausência da anêmona se tornam presas fáceis para peixes maiores.


Existindo também não só na coloração vermelha alaranjada com listras brancas. Mas também com o preto substituindo o vermelho alaranjado, sendo mais caro e mais raro.




E por fim, porque será que o blogger disse no título que esse pequeno e sensível peixinho conquistou as crianças de todo o mundo??

É tudo culpa da animação computadorizada lançada pela bem-sucedida parceria entre os estúdios Disney e a Pixar, vencedora do Oscar de Melhor Animação, e indicado aos prêmios de Melhor Trilha Sonora Original, Melhor Edição de Som e Melhor Roteiro Original. O animação que tem nome de "Procurando Nemo" é retratada como um mundo onde peixes e outros seres marinhos vivem numa sociedade semelhante à de seres humanos, e a estrela principal da animação se chama Nemo, que é exatamente um...?? Peixe palhaço! ^^



Nenhum comentário:

Postar um comentário