quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Maratus volans, a pequena exibida!

A aranha pavão (Maratus volans) é uma espécie de "aranha saltadora". Esse raro aracnídeo habita a região leste da Austrália. O animal é bem pequeno, medindo em média 5 mm de comprimento, e apenas os machos possuem a cauda colorida (abas), que na verdade são extensões do abdômen usadas para exibição, no intuito de atrair fêmeas para o acasalamento, da mesma forma que os machos de pavões. O terceiro par de patas também é usado para exibição, mostrando uma escova de cabelos negros e pontas brancas.




O Zoologista Octavius ​​Pickard-Cambridge (1828-1917) observou em sua descrição original que "é difícil descrever adequadamente a grande beleza da coloração desta aranha". O nome da espécie significa "voar" em latim , porque foi o primeiro pensamento quando observaram as abas abdominais da espécie. Um mito urbano é a crença de que quando a aranha pavão está pulando, ele pode usar suas abas para estender o salto e deslizar distâncias curtas através do ar. No entanto, essa crença tem sido refutada pela Sociedade Australiana aracnológica.




Com corpos coloridos como as penas de um pavão, estas aranhas mantêm um ritual complexo de acasalamento. Os machos dançam para as fêmeas, ao se aproximarem das fêmeas, os machos vibram o abdômen, expandindo as abas que formam uma "cauda" de franjas brancas com um campo circular de cores, e também acena as pernas levantadas, ​"dançando" de um lado para outro.exibindo sua penugem de cores vibrantes. Se ela não gostar da “apresentação” dele pode ainda optar por transformá-lo em sua presa.



Nenhum comentário:

Postar um comentário